Não faz sentido a retomada das aulas presenciais nesse momento. Com todo respeito a quem diverge, penso que a midiática mobilização nesse sentido tem mais a ver com o período de rematrícula das escolas privadas – além da constante necessidade de cliques – do que com uma verdadeira preocupação com o ensino.
Faltam menos de 20 dias para terminar o ano letivo. Não haverá reposição de aulas, porque o ano continuou com as aulas e atividades remotas. Por isso, faz pouco sentido mobilizar o retorno por tão pouco tempo.
Mais correto seria trabalhar para o retorno em fevereiro, independente da situação do Corona. Até lá as escolas, públicas e privadas, se adaptam para cumprir protocolos, e teremos um ano letivo todo pela frente.
“Ah, mas e os pais que precisam trabalhar?”. O Ensino Infantil é diferente, tem um foco no cuidar, além da aprendizagem. Se as prefeituras mativerem as creches abertas em janeiro e fevereiro, até faz sentido. Se as creches privadas abrirem, ok.
O mesmo não vale para o Fundamental e o Médio. Repito: a contagem do ano letivo continuou, então não tem como repor e não haverá “salvação o ano letivo”, como alguns tentam vender a ideia do retorno nesses últimos dias de 2020.