Recomendo: “Gerrymandering”, documentário sobre um problema do sistema eleitoral dos EUA.
Sou defensor do voto distrital. (https://www.facebook.com/euvotodistrital) Na verdade, do distrital-misto, porém compreendo a dificuldade em explicar o que é isto e como funciona, então melhor ir direto ao distrital. Hoje porém investi um tempo assistindo o documentário abaixo, sobre uma grave falha, por assim dizer, do sistema distrital norte-americano.
Nos Estados Unidos a redefinição periódica dos limites dos distritos eleitorais tem um apelido “carinhoso”: gerrymandering. (para saber a origem do termo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerrymandering). É um termo pejorativo, para indicar as manobras injustas que ocorrem no traçado dos distritos.
O documentário mostra que, atendendo o interesse de alguns, muitos grupos são subrepresentados na democracia norte-americana. Por exemplo, os “asian americans” de Los Angeles. Formando praticamente um terço da população, não conseguem ser representados neste nível simplesmente porque a região onde se concentram foi dividida entre três distritos. Desta maneira, ao invés de serem maioria em pelo menos um, viram minoria em três.