Homenageando os 285 anos de Florianópolis, vou publicar hoje uma série de “notas” (eu chamo crônicas ligeiras) do grande colunista florianopolitano, Beto Stodieck.

Espero que gostem e deixem seus comentários.

_____________

Nostalgia.

Por: Beto Stodieck (Publicado no O Estado, 27/10/1971)

Sentado diante da máquina, com a natureza – o verde da vegetação e as diversas nuances do azul, do céu ao mar – nos meus olhos (sim, porque agora com o verão, resolvi fazer a coluna no meio do meu jardim), dou de cara com a nostalgia do tempo.

As horas levando sem sentir. Deus meu, como corre o tempo. Ainda ontem tinha 10, 15 anos. Ainda ontem vi Florianópolis mergulhada na tranqüilidade dos anos 50.

Eu comecei cedo, muito cedo, e sempre participando de tudo.

E a medida que os anos passam a humanidade – incluindo o florianopolitano – fica sem condição de viver sua época, buscando no passado, distante ou próximo a justificativa da existência. O que não deixa de ser uma fuga da neurose e da agitação dos dias atuais. Daí êsse gosto, super difundido, pelo antigo – quer nos móveis ou nas vestimentas (o homem nada cria, apenas retorna).

Pois bem, sentado aqui junto a natureza, com os pássaros e as orquídeas em volta (o motivo de tanta inspiração) retorno há duas décadas.

Florianópolis 1950.

* A cidade era calma, angustiante até: em cada janela uma mulher debruçada – com os seios já com o formato do para-peito –, em cada esquina grupos de homens, discutindo isso ou aquilo ou absolutamente nada. E nada acontecia. Ou melhor, coisas aconteciam, mas muito raramente, o que era assunto até um próximo escândalo (só os escândalos – com os outros, naturalmente – despertavam o povo). Na falta de fofoca, inventavam. E não – o que fazem ai – agora?

(continua amanhã)

3 comentários em “Flops na crônica ligeira de Beto Stodieck.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s